2ª Edição do Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário

Eventos
Ferrovia
Prémios e Reconhecimentos
  • Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário  - 1 Prémio
  • Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário  - 1 Prémio
  • Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário  - 2 Prémio
  • Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário  - 2 Prémio
  • Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário  - 3 Prémio
  • Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário  - Exposição

Já na sua segunda edição, o “Concurso Nacional de Desenho sobre Transporte Ferroviário” voltou a percorrer o pais, num desafio criativo em torno do pacto ecológico europeu e do papel do transporte ferroviário na construção de uma Europa mais amiga das pessoas e com impacto neutro no clima.

Esta segunda edição do concurso, que surgiu em 2021 no âmbito do Ano Europeu do Transporte Ferroviário, destinou-se a estudantes do 3º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino em Portugal Continental, Madeira e Açores e teve por objetivo divulgar o Pacto Ecológico Europeu e promover o transporte e o património ferroviários junto dos mais jovens.

A Infraestruturas de Portugal, a Fundação Museu Nacional Ferroviário e a CP - Comboios de Portugal, em parceria com a Direção–Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), uniram-se em torno deste desafio e criaram o “Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário”.

Com o tema “O Pacto Ecológico Europeu”, esta segunda edição do concurso destinou-se a estudantes do 3º Ciclo de todos os estabelecimentos de ensino,  tendo sido recebidos mais de cem desenhos, de escolas de Norte a Sul do país.

A entrega dos prémios decorreu no dia 5 de novembro, no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento e juntou os alunos, pais, escolas e parceiros na sessão onde foram anunciados os vencedores distinguidos com o 1º, 2º e 3º prémios, bem como  dez menções honrosas.

  • 1º Prémio: Leonor Leite Ribeiro  - Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos
  • 2º Prémio: Núria Henriques Fonseca  - Escola Secundária Manuel Cargaleiro
  • 3º Prémio: Júlia Simões da Silva - Escola Secundária de Alcanena

Foi também inaugurada a exposição temporária com os 45 desenhos mais pontuados numa viagem criativa em torno da ferrovia que está patente ao público no Museu Nacional Ferroviário. 


Pacto Ecológico Europeu


A Comissão Europeia propôs tornar 2021 o Ano Europeu do Transporte Ferroviário, a fim de apoiar a realização dos seus objetivos do Pacto Ecológico Europeu no domínio dos transportes. Os benefícios do transporte ferroviário para as pessoas, a economia e o clima serão sublinhados e a atenção centrar-se-á nos desafios que subsistem à criação de um verdadeiro espaço ferroviário europeu único sem fronteiras.

O transporte ferroviário é não só respeitador do ambiente e eficiente do ponto de vista energético — constitui também o único modo de transporte que reduziu quase continuamente as suas emissões de CO2 desde 1990, ao mesmo tempo que aumentou os volumes de transporte.

As alterações climáticas e a degradação do ambiente representam uma ameaça para a Europa e para o resto do mundo, sendo ambição da União Europeia tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima, até 2050.

Este objetivo exige mudanças ambiciosas em vários setores, nomeadamente no transporte ferroviário, embora este já seja um dos meios de transporte mais sustentáveis, desempenhando, por isso, um papel crucial para o cumprimento desta ambição europeia.

Os benefícios do transporte ferroviário para as pessoas, a economia e o clima são reconhecidos e procuram-se respostas aos desafios colocados por um mundo em profunda mudança.