O passado, presente e futuro da Ferrovia que celebra 167 anos

Património Histórico
Corporativo
Eventos
  • Linha de Sintra. Estação do Rossio. Fotografia de Luís Sá Fernandes
  • Linha do Norte. Estação Lisboa-Oriente. Fotografia de Juvenal Esteves Candeias
  • Linha de Cascais. Estação do Cais do Sodré. Fotografia de Onésimo Costa
  • Linha de Cintura. Estação de Alcântara-Terra. Fotografia de Benvindo do Rosário
  • Linha do Norte. Estação Lisboa-Oriente. Fotografia de João Ramos
  • Linha de Sintra. Túnel do Rossio. Fotografia de Corrêa dos Santos
  • Linha do Minho. Estação de Porto - São Bento. Fotografia de Pires Isau
  • Linha do Sul. Ponte 25 de Abril. Fotografia de António Homem Cardoso

A 28 de outubro comemora-se o aniversário do Caminho de Ferro. Este ano, a IP relembra o passado, explora o presente e reflete sobre o futuro da Ferrovia em Portugal.

A Infraestruturas de Portugal (IP) comemora o 167º aniversário do Caminho de ferro em Portugal. 

Em 1856 foi inaugurado o primeiro troço ferroviário entre Lisboa e o Carregado, na Linha do Leste, agora designada Linha do Norte. 

Em 167 anos, a Ferrovia alterou o panorama da mobilidade de pessoas e bens. Comboios, linhas, estações, pontes, túneis e viadutos mudaram a paisagem e a urbanidade, enriquecendo as pessoas com a descoberta de outros horizontes, de caminhos para novas oportunidades, tornando o longe mais perto. 


Passado: o caminho de ferro e o património ferroviário


A primeira viagem oficial ferroviária aconteceu a 28 de outubro de 1856, quando o Rei D. Pedro V inaugurou o primeiro troço de via-férrea que ligava Lisboa ao Carregado. Desde então, muitos são os marcos que assinalam na história da Ferrovia e que pode conhecer aqui.

Em 1997 é concretizada a separação da operação da gestão ferroviária, uma profunda transformação no setor ferroviário. A partir daí foi posto em prática um ambicioso programa de investimento com vastas obras de requalificação na Linha da Beira Alta e da Beira Baixa, na Linha do Douro, na Linha de Sintra, na Linha do Minho, na Linha do Alentejo e de Évora. Para além destes investimentos, destacamos a inauguração da Travessia Ferroviária Norte-Sul da região de Lisboa, com o operador privado Fertagus, e a ligação direta entre Braga e Faro.

Em 2015, o setor altera-se mais uma vez, com a fusão da REFER e da Estradas de Portugal, sendo criada a Infraestruturas de Portugal, S.A., responsável pela gestão da rede rodoviária e ferroviária.

Atualmente, a Rede Ferroviária Nacional (RFN) é composta por linhas e ramais com uma extensão de 2 527 km em exploração.

Já o património ferroviário edificado, como as Estações e os Apeadeiros, tornaram-se espaços de cruzamento de pessoas, rotinas e serviços, pela sua monumentalidade, tradição e localização. Inaugurámos a Estação de Lisboa-Oriente a propósito da Expo 1998 e as Estações da Travessia Ferroviária Norte-Sul: Roma-Areeiro, Entrecampos, Sete Rios, Campolide, Pragal, Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro, Coina, Penalva, Pinhal Novo, Venda do Alcaide, Palmela e Setúbal.

Hoje em dia existem 561 estações e apeadeiros ferroviários em exploração e com serviços, sendo 290 com serviço exclusivo de passageiros, 8 de serviço exclusivo de mercadorias e 245 de serviço misto.


Presente


Em 2023 a IP continuou a desenvolver e investir na Ferrovia não só para a melhoria da eficácia do serviço, mas também na fiabilidade, segurança e conforto da circulação ferroviária. Estão em curso várias obras de modernização que pode consultar aqui:

Investimentos em curso


Futuro


O Caminho de Ferro e o sistema de transporte ferroviário está a ser alvo de uma profunda transformação. O trabalho de modernização atual da infraestrutura ferroviária tem como objetivos estratégicos reforçar a mobilidade, as condições de exploração e a qualidade de serviço prestado.

Com um olhar posto no futuro, o Projeto da Nova Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa vai significar o aumento da capacidade e competitividade do sistema ferroviário, o reforço da conetividade territorial alargada a todo o país e a descarbonização do setor dos transportes.

A História somos nós que a fazemos, ligando destinos, e o caminho-de-ferro, que todos nós ajudamos a construir, continuará a sua longa viagem.


Comemoração dos 167 anos no Museu Nacional Ferroviário


Para celebrar este acontecimento histórico, nos dias 28 e 29 de outubro, o Museu Nacional Ferroviário (MNF) vai estar de portas abertas com entrada livre e diversas atividades de comemoração, que pode conhecer em detalhe aqui:

Saber mais

No dia 28, a propósito desta comemoração, o Museu Nacional Ferroviário em Lousado organiza 2 eventos com entrada livre. Às 15h00 acontece o 1º Ciclo de conferências sob o tema "Património Histórico Ferroviário - Evolução e Impacto Territorial", por Hugo Silveira e Nestor Borges com moderação de Rui Vilaça, e mais tarde, às 17h00, acontece a inauguração da Exposição "A Linha de Guimarães: De Trofa a Fafe". Saiba mais sobre a programação aqui:

Conferência "Património Histórico Ferroviário"