160 anos do Caminho-de-Ferro em Portugal

2016-10-24

No âmbito das comemorações dos 160 anos do Caminho-de-Ferro em Portugal, a Infraestruturas de Portugal, em co parceria com diversas entidades, desenvolveu um conjunto de iniciativas que assinalam esta data histórica.

 

  • Programa de animação em estações ferroviárias

O dia 28 de outubro, data de aniversário do Caminho-de-Ferro em Portugal, marca o início do programa de animação em Estações, que conta com o apoio da escola de talentos DANCE SPOT e da escola de danças vintage SWING STATION.

Consulte o programa aqui

 

  • Colóquio e Exposição "160 anos do Caminho-de-ferro em Portugal"

No dia 25 de outubro decorreu um colóquio, subordinado ao tema, na Sala do Senado da Assembleia da República, seguido da inauguração de uma exposição comemorativa.

Numa organização da Assembleia da República, da Infraestruturas de Portugal e da CP – Comboios de Portugal, este evento pretendeu registar a importância do modo ferroviário para o desenvolvimento e coesão territorial, social e económica do país.

A sessão de abertura foi presidida pela vice-presidente da Assembleia da República, Deputada Teresa Caeiro, seguida de uma apresentação pela historiadora Ana Sousa e das intervenções dos presidentes da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, e da CP, Manuel Queiró.  O encerramento foi realizado pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins.

Programa detalhado do colóquio aqui.

 

  • Exposição “EI-LOS QUE PARTEM…”

Entre 28 de outubro e 3 de dezembro de 2016 estará patente em Vila Nova de Cerveira, na Fundação Bienal de Cerveira, a Exposição “EI-LOS QUE PARTEM”.
A mesma esteve presente na centenária Estação Ferroviária de São Bento, no Porto, entre 5 e 23 de outubro.

Promovida pelo Exército, pela Infraestruturas de Portugal e pela CP - Comboios de Portugal, trata-se de uma mostra comemorativa de três datas históricas:

100 ANOS DA GRANDE GUERRA
Declaração de Guerra da Alemanha a Portugal
9 de março · 1916 - 2016

160 ANOS DO CAMINHO-DE-FERRO EM PORTUGAL
28 de outubro · 1856 - 2016

100 ANOS DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTO
5 de outubro · 1916 - 2016


Em 160 anos de caminho-de-ferro em Portugal muito mudou na mobilidade de pessoas e bens. Os comboios, as linhas, estações, pontes e viadutos mudaram a paisagem e a urbanidade enriquecendo as pessoas com a descoberta de outros horizontes, como caminhos para novas oportunidades, tornando o longe mais perto.

 

Ainda no âmbito das comemorações desta efeméride, o Museu Nacional Ferroviário, do qual a Infraestruturas de Portugal é um dos fundadores, apresenta uma série de iniciativas nos dias 28, 29 e 30 de outubro. 

O cartaz pode ser consultado aqui.